segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Férias de Verão 2010 (00)

Os meses de Verão são, por norma, propícios para estar em família e para a realização de viagens. São também a altura que há mais disponibilidade para a prática de hobbies que, ao longo do ano, são mutas vezes adiados.
Este Verão tive a possibilidade de planear uma viagem que me proporcionou um pouco disto tudo: estar com a família, redescobrir ou conhecer lugares distantes e passear com os filhos e com a esposa. Foi também a oportunidade para fotografar alguns lugares especiais, que me proporcionaram alguns Momentos +.
Há anos que acalentava a ideia de levar os meus filhos a conhecerem algumas regiões do Sul de França que me marcaram na juventude. Trata-se de uma zona na Provence, que abrange território de Alpes de Haut Provence e do Var.
Pretendia também aproveitar a viagem de milhares de quilómetros para visitar alguns familiares em França, na cidade de Aix-les-Bains, em Miranda de Ebro (Espanha) e conhecer um pouco da região onde se inserem estas cidades.
A viagem tinha a duração prevista de 15 dias.
Intencionalmente não levei comigo um computador com ligação à Internet. Estes luxos levar-me-iam a manter os hábitos que pretendia parar, pelo menos durante algumas semana de Julho e Agosto.
Dada a quantidade de bagagem que preparámos, porque iríamos fazer campismo e apenas contávamos com a mala do carro para a transportar, limitei o meu equipamento fotográfico ao mínimo: uma reflex Canon 400D equipada com o Grip BG E3 para funcionar com as normalizadas pilhas tipo AA com uma objectiva Tamron de 18-270 mm. Para fazer pequenos vídeos e responder a alguma emergência levei também uma Panasonic DMC-TZ2. A minha principal preocupação prendia-se com a possibilidade de se poderem esgotar as baterias ou encher os cartões de memória, mas tudo correu bem.
Ao longo dos dias que durou a viagem fiz registos escritos (uma espécie de diário), mais ou menos extensos, em papel.
Dos vários milhares de fotografias que tirei (são 3 DVD’s cheios delas), há algumas que me deram muito prazer. São essas fotografias que pretendo partilhar neste espaço, juntamente com algumas linhas dos meus apontamentos diários, ao longo dos próximos tempos neste Blogue.

Para mim foram Momentos Mais.

Fotografias:
1 - Mapa geral da viagem.(cerca de 4200 Km)
2 - 27/07 Parque de Campismo (Lourdes; França)
3 - 01/08 Lavanda (Aiguines; França)
4 - 31/07 Lago Saint Croix (Les Salles; França)
5 - 10/08 Monte Branco (Chamonix; França)
6 - 14/08 Pancorvo (Espanha)

1 olhares atentos:

Transmontana disse...

Olá, Aníbal!
Só hoje me deu para vos "acompanhar" no vosso passeio a França, nas férias de verão. Gostei do que li e vi captado pela máquina fotográfica, instrumento indispensável numa viagem destas!
O campismo é que não me seduz: tenho medo dos bichos e da pouca privacidade que existe.
Para quem aprecie, é uma boa maneira de estar em contacto com a natureza e ter férias mais económicas.

Um abraço
Anita